fbpx

Nutrição e Vida

Conhecimento ou ignorância?

Há muito afastada das escritas deste que era para ser meu muro de constatações ou lamentações, a depender do humor do dia, retorno em momento crítico deste país, para constatar e lamentar.

A bem da verdade, dizer que estamos a  viver “momento crítico” é quase um pleunasmo, para este Brasil criticamente enfermo de ideias, verdades, ética e mentiras. Afinal,  existem em excesso mentiras fantasiosas e ao mesmo tempo assustadoras que permeiam o nosso cotidiano, divulgadas e perpetuadas por pseudoconhecedores de temas tão importantes, como por exemplo a saúde, a educação e a segurança. Aliás,  falem alto nossos desvairados candidatos à presidência deste Brasil, pátria amada idolatrada, sem rumo! Quanto conhecimento e ignorância!

Aldous Huxley, filósofo e escritor Inglês, afirmou  “Experiência não é o que acontece com você; mas é o que você faz com o que acontece com você” e, por coinciência esta manhã, recebi na minha caixa de correio eletrónico uma propaganda qualquer, cuja tradução da frase original,  era “Conhecimento não é somente aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe”.

Sem dúvida experiência e conhecimento andam de braços dados. Contudo,  a tradução não foi adequadamente feita e, até entendo que para o propósito do anúncio, a segunda frase fosse de muito maior impacto. Assim tem sido a nossa vida contemporânea, em que por similaridade e à mercê do interesse “marketeiro” (nada contra o marketing, até porque meu melhor amigo é “marketeiro”) os originais são deturpados, sem que ninguém se preocupe em averiguar a fonte.  Afinal, pessoas sem preparo para isto ou aquilo emitem opiniões sobre temas que competem a especialistas apresentá-los. Nunca vi tantos influenciadores digitais, ou melhor “blogueiros” palpitarem sobre saúde, doença, nutrição, atividade física etc. Tudo bem, podem até pronunciarem-se sobre o que quiserem, afinal, ainda vivemos numa democracia, em que a palavra e os pensamentos são livres. O assustador mesmo, são os seguidores, aos milhares e milhões, que acreditam literalmene em tudo que esses messias do conhecimento alheio (ou seria, da ignorância) propagam em troca da fama, dos patrocínios, do dinheiro e sei lá do que mais. E a ética?

A ética,  neste  mundo pequeno e ao mesmo tempo imenso, patina desenfreada em busca da verdade.

Particularemente,  tenho tremenda dificuldade em acompanhar todas as novidades/notícias/constatações advindas da  avalanche de pesquisas, muitas também baseadas no pseudo conhecimento ou na ignorância dos leitores menos atentos. Como assim, você está a nos dizer que não dá para acreditar em pesquisas?

Não, não dá para acreditar em tudo, infelizmente! Hoje há uma indústria de pseudo-pesquisadores, sugiro inclusive a leitura do mais recente trabalho de Jonh Ioannidis, que aponta exatamente para os super autores! Meu Deus….onde vamos parar?

Parece frase de idoso? Pois é, cada geração ao atingir a maturidade defronta-se como novos desafios para serem questionados. No caso desta que vos escreve, acredito ter atingido este nível, ou seja, estou em plenos poderes de constatar e verificar, ouvir e questionar (ops….esta sempre foi minha característica. Nada de novo!) e, por tal, repetir “Meu Deus…..onde vamos parar” se nem, então, na ciência podemos acreditar?

Talvez, de forma simplista e objetiva, frente ao bombardeio de informações, à geométrica ascensão midiática de influenciadores digitais e de super cientistas, quem sabe vivemos mais pertinho dos que aplicam a teoria na prática e são eles mesmos a prova das evidências ou contra-evidências baseadas em métodos claros e rígidos? Traduzindo:  “Experiência não é o que acontece com você; mas é o que você faz com o que acontece com você” e, a partir disto com a ajudinha da Ciência (notem, com letra maiúscula) as ações possam impactar na sociedade contemporânea. Números e estatística também ajudarão na tomada de decisões!  Por tudo, isso cuidado, a maioria dos que preenchem estes “critérios de inclusão” não “bombam” no Instragram (ainda que lá se estejam, mas não compram seguidores), não têm Facebook com página de celebridade e tampouco aparecem em colunas sociais. Ah….e, em geral, têm “brilho” limitado, mas de uma poder interior estonteante! rsrsrsrsrs…..São lembrados apenas pelo conhecimento, ainda que a ignorância conviva com eles também!

Cenas dos próximos capítulos…quando houver! Adivinhem sobre o que? Claro, Medicina, Cirurgia e também Nutrição (afinal, a Nutrição Parenteral tem andado na mídia…rsrsrsrsrsrsr).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese