Crêpes Suzette – panquecas para um príncipe?

July 30th, 2013 por

Os famosos crêpes Suzette, nada mais são do que panquecas flambadas com  licor Grand Marnier. A criação desta deliciosa sobremesa ocorreu por acidente. Explico…

Em 1985, o príncipe de Gales, conhecido pelas suas muitas aventuras com mulheres (digamos que era um verdadeiro mulherengo),  durante curta estadia em Monte Carlo, estava a jantar com uma de suas mistresses quando o jovem garçom, Henri Charpentier cometeu uma falha ao preparar a sobremesa. O próprio Henri comentou sobre isso em sua autobiografia, publicada em 1940:

“Foi um acidente….preparava a sobremesa, quando a mesma pegou fogo. Pensei que tivesse arruinado tudo. Enquanto isso, o príncipe e seus amigos aguardavam. Como poderia eu começar tudo de novo? Então, decidi experimentar….e pensei, hum…..era uma das mais deliciosas melodias de sabores doces que eu já havia experimentado na vida. O acidente com a chamas foi precisamente o toque necessário para realçar todos aqueles sabores numa harmonia para o paladar. O príncipe comeu as panquecas com garfo mas usou a colher para ingerir a calda. Foi quando então ele me perguntou pelo nome da iguaria e, eu lhe respondi – Crêpes do Príncipe. O mesmo ficou lisonjeado com a deferência, mas lembrou que havia uma dama no grupo, que de imediato se levantou e o reverenciou. Nesse momento, o príncipe perguntou-me, você se incomodaria de nomear esta delícia de Crêpes Suzette? Obviamente, que de imediato concordei. Assim,  nasceu aí algo que teria sido fadado a ser um verdadeiro desastre canibal, passando a ser a iguaria de um gentleman civilizado.”

Moral da história, nada como ousar e, acima de tudo, não temer as consequências, principalmente quando se está seguro de si! Assim são muitas coisas na vida, em geral! Na gastronomia e na ciência, obviamente, isto também se aplica! Voilá….

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *