Quem inventou o tal de picnic?

July 24th, 2013 por

Os ingleses…..NÃO, ainda que a palavra seja inglesa. Então quem foi? Os eternos arqui-rivais dos ingleses….. os franceses!

No final do século XVIII, a moda do picnic chegou à Inglaterra, vinda da França, onde os franceses experimentavam um novo tipo de “festa” informal, denominada”pique-nique”. Para tal, os convidados traziam e partilhavam a comida e o vinho, evitando que isso fosse de responsabilidade de uma só família. Em geral, estas festas eram realizadas em ambientes abertos, motivo pelo qual refeições feitas ao ar livre, passaram a ser chamadas de picnic.

E o que significa então a palavra em Francês? Acredita-se que a pique tenha origem do verbo “piquer” ou seja “pegar”, enquanto nique se refira a algo irrelevante, sem significado.

Bem, tudo isto é pura especulação, uma vez que de acordo com o dicionário Inglês Oxford  a origem é desconhecida.

O certo é que os ingleses copiaram esse hábito de seus arqui-rivais franceses, mestres em lançar modismos. E assim, “voilá” essa moda francesa,  britanicamente descrita como picnic, é até hoje um belo meio de compartilhar emoções e prazeres na companhia de amigos, acompanhada de comida e bebidas, ao “som” da natureza  …e eu que o diga!

Lembro-me de um recente picnic feito em Gorges du Verdon, na Provence….um bom vinho da casa (comprado no meio do caminho por estradas pequenas, logo sem nome), pão francês legítimo acompanhado por azeitonas verdes, queijo (não me lembro qual) e salame picante…..o fundo musical?

As águas cristalinas de Gorges du Verdon. Lugar absolutamente imperdível, que muito poucos conhecem. Eta vontade de voltar e pedalar por lá, parando aqui e ali para fazer um picnic!

Quer saber mais informações sobre Gorges du Verdon visite esta página ou tantas outras sobre o local!

 

1 comentário para Quem inventou o tal de picnic?

  1. Mario Da Costa Pereira comentou:

    Assisti durante a semana o filme Pic Nic com William Holden e como gosto de pesquisar, entrei no Google , e por fim neste site , para saber a origem e o significado da palavra Pic Nic. Muito bom.
    No final dos anos 60 a Marinha Brasileira fez uma visita a Angola , meu tio ,oficial estava na Esquadra Brasileira e me trouxe de lembrança pinturas , artesanatos e um livro com diversos brasões representando diversas cidades. Ao citar Angola e Lobito me fez lembrar dessa passagem que marcou minha infância. Um abraço.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *