Como é difícil perder peso….pior ainda, manter a perda!!

January 28th, 2013 por

Esta frase é costumeira entre quem luta contra a balança. Imputa-se a culpa do ganho de peso ao “baixo metabolismo, à menopausa, aos hormônios que se usam,  ao parar de fumar etc etc”. A frase “eu não como nada e, engordo só de pensar num doce” também é costumeira entre este grupo de pessoas, como tantas outras falsas afirmativas. Lidar com o excesso de peso  é tarefa árdua e inglória, pois a maioria das vezes essas pessoas já passaram por múltiplos tratamentos, alguns a bem dizer, poderiam ser chamados de pseudo-tratamentos e, sempre chegam em busca da solução milagrosa. Claro que essa não existe!

O tratamento cirúrgico da obesidade extrema (mórbida) chegou como promessa para resolver o problema de muitos desses indivíduos em risco elevado de morte relacionado ao excesso de peso. Houve verdadeiro “boom” de número de operações, de técnicas cirúrgicas e  de cirurgiões a operar aqueles que sequer teriam indicação. Enfim, o entusiasmo ainda prevalece e isso, nos levou a avaliar o que tem ocorrido com estes pacientes. Assim, a nutricionista Rachel Horta Freire na dissertação de mestrado, cujo artigo recentemente foi publicado na revista Nutrition http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed?term=freire%20rh mostrou aquilo que, infelizmente, já esperávamos: estes pacientes re-adquirem parte do peso perdido porque os hábitos alimentares mantém-se inadequados e a falta de atividade f’ísica é a realidade. Em suma, há urgência em melhorar os cuidados destes pacientes antes de serem operados!

Esta realidade é também vivenciada pela maioria daqueles que já foram tratados inúmeras vezes, submetendo-se a dietas milagrosas, drogas desnecessárias e promessas não cumpridas. Fácil perder peso? Não, não é…pelo contrário, é extremamente difícil. Por isso,  a primeira pergunta que faço a quem me procura é: o quanto você está disposto a se ajudar?

Se há um milagre…..esse é o da transformação do eu, da vontade de vencer e, assim, o de mudar hábitos não alimentares, mas de vida! Sem sombra de dúvidas, grande desafio para simples mortais com tantas metas para serem atingidas e ideais de beleza absolutamente fora da realidade. Voilá….algo que Freud tentaria explicar!

1 comentário para Como é difícil perder peso….pior ainda, manter a perda!!

  1. Gislaine comentou:

    Olá Bel, de fato é a realidade que
    tambem tenho visto em meu consultorio.Tem sido muito
    comum o reganho de peso por
    parte de muitos pacintes,cir bariatricas
    que nao sao orientados a adotar a MEV e a
    reed alimentar como parte definitiva
    do seu tratamento.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *