A vindima

December 26th, 2011 por

A data de início da víndima é rigorosamente controlada pelo comitê interprofissional de vinhos de Champanhe (CIVC) e varia a cada ano, pois depende do estado das parreiras. Também é diferente de acordo com  área,  cru e, em alguns casos, inclusive com  tipo da uva.  Este comitê  estabelece a quantidade mínima de açúcar que as uvas devem conter. Isto se aplica a cada marco (unidade de medida correspondente a 4.000 quilos) de uvas. Este nível de açúcar varia entre oito e nove graus, dependendo das condições do tempo. Contudo, é muito difícil produzir vinhos com uvas contendo menos açúcar que nove graus.O nível ideal fica entre 10 e 12 graus.

A colheita das uvas é manual, pois o uso de máquinas causaria danos irreversíveis, principalmente às uvas Pinot Noir e Pinot Meunier, que são negras. Ademais, a colheita manual evita que se colham uvas  ainda não bem amadurecidas, o que é extremament comum nas diversas áreas de Champanhe.

O momento da colheita sempre foi um evento social em que vários membros da família participavam com o auxílio de migrantes de outras regiões da França. Contudo, isto está mudado nos dias de hoje, em que imigrantes de países pobres, desempregados e até mesmo curiosos são contratados para fazer esta tarefa.

A seguir…..grand cru, premier cru etc….

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *