Métodos de viticultura

December 25th, 2011 por

A forma como o champahe é produzido (vinicultura) determinará se o investimento em boas uvas vai de fato resultar em um bom vinho. Assim, a forma como as uvas são plantadas, cuidadas, colhidas e, posteriormente, manipuladas garantem a qualidade do champanhe (viticultura).

Logo, é importante “olhar” as uvas….como estão na parreira? Estão a amadurecer? Têm fungos? Estão  a receber a quantidade certa de sol? Como está o solo?  No período da colheita, que é sempre manual, pois de contrário corre-se o risco de colher uvas verdes  ou  de má qualidade, o aspecto, o cheiro, o tamanho e o sabor são objetivamente avaliados pelo produtor. A quantidade de açúcar é um fator extremamente importante. De sorte que garantir a produção de uvas de excelente qualidade demanda conhecimento e dinheiro. Evitar pragas, como a que ocorreu no final  do século XIX, causada pela filoxera vinda dos Estados Unidos é uma necessidade. Na época, a maioria dos vinhedos da região de Champagne foi destruída e com isso, toda a produção afetada. Existem três tipos de cuidados: o biológico (similar à agricultura orgânica, que utiliza somente produtos naturais); a “cultura raisonnée” que usa pesticidas, fungicidas e herbicidas quimícos em pequena quantidade; e o tratamento sistemático totalmente à base de  produtos químicos. O verdadeiro método tradicional de vinicultura é  o BIOLÓGICO. Em vez de usar produtos químicos, que tal passar mais tempo no campo e ver como andam as folhas (tamanho, saúde etc), se necessário cortá-las, para que mais sol penetre e se evite humidade. Capim em excesso? Arrancá-lo manualmente e, misturar a terra, nutrindo-a mais.  Porém, isto é  mais trabalhoso e caro!

Fácil assim????

O Comitê Interprofissional de Vinho de Champanhe (CICV) tem tentado reforçar a importância da cultura biológica, ainda que  projeto piloto de “culutre raisonée” tenha sido criado em 2000.

A seguir…..a víndima!

Esta foi a minha e da minha amiga Angéls Polo.....pessoal, direto para a boca....kkkkkk (uva Pinot Noir)

 

 

 

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *