O terroir do champanhe

December 22nd, 2011 por

O terroir é a característica que faz do champanhe essa bebida tão especial. A definição de terroir é simples: combinação de fatores e condições de desenvolvimento, relacionadas diretamente com a natureza. E assim é a região de Champanhe/Ardenne, onde solo, temperatura, vento, quantidade de chuva e sol,  altitude e até mesmo  posição das uvas em relação ao Sol determinam a qualidade das parreiras. As uvas Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier podem ser plantadas em qualquer lugar do mundo, contudo as que originam o champanhe são únicas!

Champanhe é uma região que há setenta milhões de anos atrás era uma ilha marítima. Os fósseis de bilhões de criaturas pré-históricas originaram um terreno calcário com grande quantidade de água por baixo. Ademais, chove bastante na região (cerca de 200 dias ao ano) garantindo a quantidade de água sob o solo. Em decorrência de tanta chuva,  a região  recebe a luz direta do sol, em média, somente em 1.650 horas/ano, ou seja 20% menos do que a região de Bordeaux e muito menos do que as regiões do novo mundo. Este aspecto gera  grande período para o amadurecimento das uvas, o que ajuda a balancear entre a acidez e os níveis de açúcar. Ademais, esta região é influenciada por clima oceânico e continental, o que lhe garante pequenas flutuações de temperatura  entre o Inverno e o Verão.

Porém nem tudo são maravilhas na região de Champanhe, já que a natureza pode ser, em alguns momentos, dura. Não é raro que ocorram geadas na Primavera, o que compromete as plantações e, obviamente, as colheitas. Contudo, ao que parece, uma das características mais importantes, independentemente de todos os  fatores climáticos, ainda que alguns maléficos, é que haja um Verão ensolarado e seco, mesmo que curto, imediatamente antes do período da colheita.

Et voilá….eis a importância do terroir!

1 comentário para O terroir do champanhe

  1. Patrícia Vaintraub comentou:

    Parabéns pelo seu blog, gosto muito de seus posts.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *