As uvas que fazem o champanhe

December 21st, 2011 por

Sem uvas, nada se cria….esta é uma das grandes verdades sobre este precioso vinho. É claro que uma série de outros fatores impactam no produto final, mas seguramente 1 – as uvas; 2 – as uvas e 3 – as uvas marcam o champanhe de alta qualidade.  As três principais castas de uvas que fazem o champanhe são: Pinot Noir; Chardonnay e Pinot Meunier.

Pinot noir – negra, muito associada aos vinhos provenientes da região de Burgundy e do novo mundo, mais particuralmente Califórnia e Oregon. Assim, esta uva é muito usada para fazer vinho tinto, contudo na concepção do champanhe, a mesma é prensada suavemente para fazer vinho branco, evitando-se o contato prolongado  com a casca. A predominância desta uva marca vinhos ricos com profundidade de bouquet e sabor.

Chardonnay – branca, usada em vinhos brancos Burgundy e também californianos. Esta uva tende a ser mais ácida, o que determina a frescura dos vinhos novos, porém com o passar do tempo estes tornam-se bastante ricos.

Pinot Meunier – pouco respeitada pela maioria dos interessados em vinhos, já que é considerada uma uva pobre, gerando vinhos que amadurecem precocemente e não se mantém bons ao longo do tempo. Na verdade, isto parece ser um paradigma, já que provê um vinho frutado, saboroso e fácil de ser bebido quando jovem, progredindo em qualidade com o tempo.

Assim, mais de 99% das uvas utilizadas na confecção do champanhe pertence as estes três tipos de uvas. Mas há muito mais características que determinam a qualidade do futuro vinho. Uma delas: o terroir (origem, no caso aqui o solo).

Próximo post – o terroir!

 

1 comentário para As uvas que fazem o champanhe

  1. Patrícia Vaintraub comentou:

    Muito interessante, Isabel. Gostei muito do post.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *