Hoje me perguntaram: posso desligar a Nutrição Parenteral sem ter que ligar soro glicosado?

October 14th, 2011 por

Resposta direta: sim! Mas vamos aprender em que circunstâncias e como…..

Há muitos anos atrás aprendi….ops, não vale a pena mencionar quantos, que era obrigatório  ao se interromper a Nutrição Parenteral (NP) por qual motivo fosse e em qualquer circunstância,  ligar-se esquema de soro com glicose, em geral, solução final de 10%, no mesmo volume de infusão em que estava a NP. A justificativa: evitar hipoglicemia!

De fato, faz sentido, na medida que ao oferecer-se solução rica em carbohidratos, a produção de insulina pelo pâncreas está aumentada, o que poderia causar hipoglicemia na ausência desse aporte. Porém, isso não é tão fundamental em pacientes que estão em nutrição enteral ou com via oral, pois a manutenção do estado metabólico é garantida por essas vias. Sendo assim, quando da suspensão programada de NP não é obrigatório essa prática, garantindo-se, este aspecto somente para as interrupções abruptas. Mesmo nestes casos, há que se considerar o motivo dessa interrupção, pois se for definitiva ou em situações especiais (NP cíclica), é possível suspender-se a NP sem o aporte do soro.

Hoje, sabe-se que é possível suspender a NP, em pacientes cuja via única de nutrição é esta,  em questão de horas (no máximo até duas horas) sem que haja necessidade de se oferecer o soro glicosado. É, neste caso, importante fazer-se o desmame progressivo da solução de parenteral e deixando-se o paciente posteriormente sem nenhuma via nutricional,  no caso de nutrição parenteral cíclica. O risco de hipoglicemia é mínimo. Ademais,   evita-se manipulação extra do cateter (somente heparinização ou retirada imediata, de acordo com a razão da suspensão),  gastos extras e manutenção da imobilidade relativa do doente.

No Brasil, nutrição parenteral cíclica ainda é pouco praticada, mas deveria ser avaliada com mais frequência, pois além de ser provavelmente mais fisiológica (evitando as alterações hepáticas associadas à NP), oferece aqueles pacientes que podem deambular maior liberdade.

Vamos estudar mais sobre NP cíclica em breve!

3 comentários para Hoje me perguntaram: posso desligar a Nutrição Parenteral sem ter que ligar soro glicosado?

  1. Lydiane Bragunci comentou:

    Olá Professora!

    Vc não me conhece, mas eu sim! (rsrsrs, engraçado isso, não!) Pelo menos no que se refere a capítulos de livros, artigos, currículo e pessoas conhecidas em comum no HC-UFMG.

    Graduei-me nutricionista na UFMG recentemente e como todo aluno da instituição, conheço bem a rotina do HC. Sendo assim, estou adorando a ideia da página, como fonte de conhecimento e aproximação das pessoas (afinal, a web tem essa incrível mágica, não é mesmo?!)

    Gostaria de parabenizá-la pela iniciativa e coragem de expor suas idéias, seus conhecimentos, sua vida e, desejo que a movimentação por aqui a incentive ainda mais a partilhar. Se depender de mim, a divulgação será intensa! rsrsrs

    Há dois meses atrás, por amar profundamente a nutrição, como vc, apesar de ter me dedicado mais à área de nutrição em saúde coletiva e por acreditar fortemente na potencial desse campo (participo atualmente do processo seletivo para o mestrado na Escola de Enfermagem-UFMG), criei um blog com EXATAMENTE a mesma pretensão que a sua (e a coincidência me fez ainda mais surpresa e motivada!).
    É claro que a linguagem e o público alvo(leigos) se diferenciam em alguns aspectos, mas o cerne é o mesmo!

    Se tiver interesse, passe por lá:
    diariamente-lydiane.blogspot.com

    Abraços e sucesso nesta empreitada!

    Lydiane

  2. André Dayrell comentou:

    Hoje, o Daniel Fontes, recomendou este post no seu blog aos funcionários da farmácia, aqui no HPM. Pois já havia feito essa pergunta a ele anteriormente. Sempre, os técnicos de enfermagem fazem esta pergunta aqui na farmácia. Vou indicar a todos esse post.

  3. Isabel comentou:

    Pronto já passei por seu blog Lydiane. Gostei bastante e vou recomendá-lo no meu. É sempre bom para ajudar todos a conhecer um pouco mais, sem fantasias e sem grande mistério o que é a Nutrição.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *