“O melhor médico é a natureza: ela cura três quartos das doenças e nunca fala mal dos colegas”

January 25th, 2017 por

Que frase fantástica! A autoria?

Há controvérsias, pois num livro está indicada como sendo de Louis Pasteur, mas ao fazer a pesquisa no Google aparece como de Galeno! E agora?

Galeno viveu no século II e Pasteur no XIX, períodos em que a comunicação era nada parecida com a disseminação do conhecimento, ou melhor do pseudoconhecimento, dos dias atuais. Logo, minha dúvida vai prevalecer, pois nem acredito no livro em que está registrada e menos ainda no que encontrei na internet. O cruel da história é como poderei ensinar aos mais jovens onde buscar a verdade, já que os estimulo continuamente a não crer em tudo que lhes cruza pela frente (que digam meus alunos, para quem hoje mesmo enviei vários textos sobre um probleminha de estatística).

Seria simples até recentemente. Bastaria que lhes dissesse: vão ao Pubmed (site de referência da  National Library of Medicine, do National Institutes of Health, dos Estados Unidos). Neste, a pesquisa fica registrada e disponível para consulta (nem sempre gratuita), mas pelo menos, os resumos indicarão o desejo ou não de buscar o referido trabalho por outras vias. Contudo, a ciência anda meio “capenga” e, a cada dia a necessidade de uma nova ciência (a metaciência – aquela que estuda a ciência) se faz mais necessária. Publicação fresquinha….. fresquinha nesta linha aponta para  o que há muito já difundo em algumas palestras e textos: “Quando a ciência vai mal”!  (tema para daqui uns dias escrever,  em linguagem leiga)

Então voltemos à frase do “melhor médico….” que é absolutamente tão fantástica! Sem dúvida a Natureza é fenomenal e o que nos oferece é um bem, mal aproveitado pelos Humanos, ou melhor, destruído por nós. E nessa guerra entre Natureza e Humanos, ninguém ganha! Mas alguns lucram muito, como por exemplo aqueles que falam dos alimentos contra o câncer ou as dietas para idosos ou a alimentação para crianças birrentas (ops….que legal, não há esse título no mercado ainda. Pelo menos, não encontrei no Dr. Google, ainda que alguns parecidos tenham aparecido. Quem sabe escrevo um livro sobre isso :):):):)???) Há dias fui à TV para responder a algumas dúvidas sobre assunto parecido, ainda que esse não fosse exatamente o que queriam quando fizeram o primeiro contato comigo. Afinal queriam que abordasse uma das modas “a tal dieta ayurvédica”.

Claro que não o fiz!!! E sabem porque?

Óbvio! Pois, além de tudo que já opinei neste blog sobre modismos alimentares, discutir essa dieta seria o mesmo que ignorar que a Índia, origem da tal palavra “ayurvédica”, é um dos países do mundo  com maior taxa de diabetes. Simples assim! Quem sabe discuto isso no próximo post?

Ai, ai…..tenho tanto para escrever, mas o tempo falta-me!

 

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *