Mexa-se……

August 23rd, 2016 por

Atividade física é tão essencial no dia a dia, tal qual comer bem o é! Porém,  o que mais ouço é: “não tenho tempo ou não gosto de fazer atividade física”. Respondo de imediato: “mas para ficar no Facebook ou qualquer outra mídia digital tem!

Questão de prioridades, apenas! E essas quem as determina é cada um de nós.

Então, compete-me somente compartilhar a importância do exercício físico na qualidade de vida, mas acima de tudo na prevenção (1-3) e até tratamento de doenças (4-11).

Segundo a Organização Mundial de Saúde, um adulto entre 18 e 64 anos deveria fazer, por semana, pelo menos, duas vezes de atividades localizadas de grandes grupos musculares (p.ex. musculação, ou ginástica localizada) e 150 minutos de atividade aeróbica de moderada intensidade ou, 75 minutos de alta intensidade. Idealmente, a atividade aeróbica deveria progredir para 300 minutos de média intensidade ou para 150 minutos de alta intensidade. Ademais, os exercícios deveriam ter duração de intervalos de pelo menos 10 minutos, divididos ao longo do dia e da semana. Explico melhor, não é adequado exercitar-se somente uma vez por semana, 150 minutos, por exemplo.

Indivíduos acima de 65 anos deveriam realizar 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de intensa atividades, preferencialmente alternando a intensidade, também respeitando o mínimo de intervalos, de pelo menos, 10 minutos. A recomendação para incrementar o tempo de exercício é semelhante à de adultos mais jovens. As atividades para grupos musculares também devem ser realizadas pelo menos duas vezes por semana. Aqueles com dificuldades de mobilidade deverão ter as atividades adaptadas para a condição deles e, realizá-las, pelo menos, três vezes por semana (12).

Assim, nos próximos textos, ao longo das semanas que se seguem, apresentarei a discussão sobre os temas abordados em cada um dos artigos citados.

Vamos lá….será que com ciência vou conseguir estimular os sedentários???

 

 

  1. Griffiths RD, Hall JB. Intensive care unit-acquired weakness. Crit Care Med. 2010;38(3):779-87.
  2. Schoenberg MH. Physical Activity and Nutrition in Primary and Tertiary Prevention of Colorectal Cancer. Visc Med. 2016;32(3):199-204.
  3. Zimmer P, Baumann FT, Oberste M, Wright P, Garthe A, Schenk A, et al. Effects of Exercise Interventions and Physical Activity Behavior on Cancer Related Cognitive Impairments: A Systematic Review. Biomed Res Int. 2016;2016:1820954.
  4. Backman M, Browall M, Sundberg CJ, Wengström Y. Experiencing health – Physical activity during adjuvant chemotherapy treatment for women with breast cancer. Eur J Oncol Nurs. 2016;21:160-7.
  5. Friedenreich CM, Neilson HK, Farris MS, Courneya KS. Physical Activity and Cancer Outcomes: A Precision Medicine Approach. Clin Cancer Res. 2016.
  6. Kripp M, Heußer AL, Belle S, Gerhardt A, Merx K, Hofmann WK, et al. Does physical activity improve quality of life in cancer patients undergoing chemotherapy? Oncol Res Treat. 2015;38(5):230-6.
  7. Ligibel JA, Giobbie-Hurder A, Shockro L, Campbell N, Partridge AH, Tolaney SM, et al. Randomized trial of a physical activity intervention in women with metastatic breast cancer. Cancer. 2016;122(8):1169-77.
  8. Miller M, Zrim S, Lawn S, Woodman R, Leggett S, Jones L, et al. A Pilot Study of Self-Management-based Nutrition and Physical Activity Intervention in Cancer Survivors. Nutr Cancer. 2016;68(5):762-71.
  9. Niederer D, Schmidt K, Vogt L, Egen J, Klingler J, Hübscher M, et al. Functional capacity and fear of falling in cancer patients undergoing chemotherapy. Gait Posture. 2014;39(3):865-9.
  10. Nyrop KA, Deal AM, Williams GR, Guerard EJ, Pergolotti M, Muss HB. Physical activity communication between oncology providers and patients with early-stage breast, colon, or prostate cancer. Cancer. 2016;122(3):470-6.
  11. Stoutenberg M, Sogor A, Arheart K, Cutrono SE, Kornfeld J. A Wellness Program for Cancer Survivors and Caregivers: Developing an Integrative Pilot Program with Exercise, Nutrition, and Complementary Medicine. J Cancer Educ. 2015.
  12. Organisation WH. Physical Activity and Adults: WHO; [http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_adults/en/].

1 comentário para Mexa-se……

  1. Moon Rozanski comentou:

    A powerful share, I just given this onto a colleague who was doing a bit of analysis on this. And he in truth purchased me breakfast as a result of I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the deal with! However yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love studying extra on this topic. If doable, as you grow to be expertise, would you mind updating your weblog with extra particulars? It’s extremely helpful for me. Big thumb up for this blog submit!

    http://www.corburterilio.com/

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *