Ainda na linha do “marketear”….

May 30th, 2015 por

Tenho andado por aí a pensar porque “marketear” é realmente a alma do negócio, principalmente, hoje, quando  a internet é o maior veículo de divulgação de status, egos, mentiras e,  também, de  notícias, claro!

Impressionante como as pessoas, apesar de tanta informação, estão cada vez mais ignorantes e superficiais. Por isso, aqueles que vivem do “marketear” nadam de braçadas na venda dos seus ideais e produtos, não importando o real benefício ou malefício.

Triste, para mim, contudo,  é ver que até os que eu acreditava acima de qualquer possibilidade de serem corrompidos pela ganância da fama, caiem facilmente nos braços da efémera força do “marketear”.  Talvez, porque como a grande maioria dos seres humanos, passem realmente a acreditar naquilo que lhes contam, fornecem ou brindam, sem conferir a essência da fonte, do caráter e do que “marketeiam”.  Há momentos em que tenho vontade de lhes perguntar sobre isto, mas tal qual me comporto com filhos que cresceram e ficaram independentes, de imediato, freio o meu desejo porque não estou aqui para ser eterna educadora, ainda que seja esse meu papel como profissional.  Mas que fico triste, ah….fico! Dói em mim, tal qual quando o filho me julga por o que não fui ou sou, à luz de seu pensamento unilateral, sem qualquer diálogo! Aliás, dialogar para que? Afinal, está tudo escrito na internet, na qual a palavra é livre, sem censura ou referências. Que saudades das tertúlias relatadas nos poemas de tantos sonhadores, como Neruda!

“Necessito do mar porque ensina-me:

Não sei se aprendo música ou consciência:

Não sei se é onda sozinha ou ser profundo

Ou somente ronca a voz ou o deslumbrante

Suposição de peixes e navios……..” (trecho de O Mar)

A questão das inverdades da mídia e da ciência (esta, também,  tem dado que falar e, colocado na berlinda quem são os verdadeiros cientistas) resulta essencialmente dessa necessidade de fama imediata a qualquer custo e sem critério. Neste sentido, vale muito ler (ainda que longo) este artigo (I fooled millions into thinking chocolate helps weight loss. Here’s how. – Eu enganei milhões, levando-os a pensar que chocolate ajuda a perder peso. Aqui está como o fiz.) que escancaranca a dura realidade da pseudo-ciência e daqueles que a despeito da facilidade de obter informações acreditam em tudo que se lhes apresenta. Para mim, nenhuma novidade, pois há muito que cientistas sérios vêm apontando para a pseudo-ciência.

E viva, o “marketear”, a alma de todos os negócios! Acho que tenho que rever meus conceitos…..ou não. E,  continuar pela árdua trilha de educar com fatos reais!

1 comentário para Ainda na linha do “marketear”….

  1. Emerson Silami Garcia comentou:

    Cara Doutora Isabel Correia,

    Dietas, suplementos, drogas, alimentos, tratamentos, massagens, métodos de exercícios físicos, enfim, dezenas de produtos inócuos ou perigosos, sem suporte científico, são oferecidos livremente no mercado. As pessoas gostam de ser enganadas.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *