Uma semana no Uruguai!

April 3rd, 2015 por

Uma semana de turismo no Uruguai!

Uruguai, país lindo e de gente muito acolhedora foi escolhido para terminarmos 2014 e começarmos 2015, porque, no início de Novembro quando fui fazer algumas conferências tive a oportunidade de mais uma vez disfrutar da companhia e do carinho de gente querida. Nesses dias, decidi que esse seria nosso destino de final de ano, o que já havia sido tentado em outra oportunidade, mas sem êxito devido aos preços, na altura cobrados, por hotéis e alugueres de carro. Contudo, ao conferir possibilidades de passagens, deparei-me com valores exorbitantes que quase me fizeram desistir novamente. Eis que tive a ideia de conferir a possibilidade de voar para Porto Alegre e alugar um carro, aproveitando assim para conhecer as paisagens gaúchas. Foi o que fizemos!

Primeira dica de viagem – cuidado, mas não são todas as locadoras que disponibilizam carros para serem usados no Uruguai, já que há a necessidade de se pagar “carta de permissão para viajar no país”. Não é barato, mas é obrigatório. As grandes locadoras não têm esse serviço, logo certifique-se com a locadora.

Passagens compradas, carro alugado e todos os hóteis reservados, pois em função da época do ano, não quis correr qualquer risco e, lá fomos nós!

25/12 – Saímos de BH, em voo direto da Gol, chegando a Porto Alegre à noite, onde dormimos no Hotel Ibis bem ao lado do aeroporto. Diária razoável, serviço tradicional desta rede. Cuidado, não espere jantar, pois não há serviço de quarto e somente, poderá comprar um lanche, tipo salgadinho.

26/12 – Acordamos, tomamos café no próprio hotel, onde foi-nos entregue o carro alugado e,  já colocamos o pé na estrada em direção a Punta del Diablo (distância estimada de cerca de 550km). A viagem até Pelotas é meio barra, pois o trânsito é intenso, a rodovia está em obras de duplicação e, afinal, estamos no Brasil, onde dirigir em estrada já é uma aventura. Depois dessa cidade, foi muito tranquila, a paisagem linda, com   destaque a Estação Nacional do Taim, que é um parque Nacional natural de preservação ambiental. Tivemos a oportunidade de ver capivaras e diversos pássaros passando bem ao lado da estrada. Muito lindo!

Chegamos a Punta Del Diablo por volta de 18 horas e, fomos para nosso pousada, Elementos Del Diablo. Tudo muito novinho e organizado (apesar da falta de toalhas e um pouquinho de poeira). A pousada é bem localizada, mas o custo benefício não valeu, pois tomar banho e, improvisar toalhas a partir de cangas, ninguém merece.

A cidadezinha é muito aconchegante, tranquila e a praia bem bonita, apesar do tempo que não estava lá grandes coisas. À noite, fomos jantar ao restaurante Franca (considerado um dos melhores restaurantes da cidade e que tem realmente comida deliciosa, servida em ambiente super diferente; a parte externa tem redes e mesas baixas com almofadas e enfeites de materiais reciclados. O tema do restaurante é “keep the beach clean – mantenha a praia limpa). Como estávamos muito cansados fomos nos deitar logo depois do jantar.

Dica de viagem – Endereço do restaurante Franca:  Calle nº20 esquina nº7

27/12 – Acordamos e tomamos café na pousada feito por nós com as compras que havíamos feito no mercadinho da vila, na noite anterior. O tempo estava instável e, por tal, optamos por sair cedo em direção a Punta del Este. Distância de cerca de 180km, de estrada boa, reta, com acostamento.

Cidade maravilhosa!! Super linda, limpa e organizada!

Passeamos pelo “píer” e pela praia (direito a fotos no monumento dos ”dedos”) bem no centro da cidade. Almoçamos no restaurantes Los Caracoles, uma churrascaria muito gostosa. Depois do almoço fomos à Freddo- Heladeria antes de partirmos em direção a Piriápolis (cerca de 41km), onde ficamos alojados na casa da minha amiga Stela. Que casinha delicia, bem no pé de uma serra e com vista para praia.

IMG_0687

Após arrumarmos as malas, descansamos um pouco e, fomos passear em Punta Ballena (20km), onde se encontra a Casa Pueblo (antiga casa de um artista uruguaio que hoje é um museu, uma galeria de arte e um  hotel) e da qual se tem uma vista maravilhosa de Punta. Na volta, passeamos pela orla de Piriápolis, fomos conhecer o centro da cidade e regressamos. Fizemos churrasco (curiosidade: No Uruguai utiliza-se madeira, não carvão). Anoiteceu mais ou menos as 22:00. IMG_0734

28/12 – Visita a Alto de la Ballena – Bodega y Vinhedos (cuidado, a sinalização é má e nos perdemos várias vezes). Mas valeu demais, pois o lugar é lindo e, os vinhos muito bons (destaque para o Tannat Merlot Cabernet Franc ) que foi uma experiência. Punta Del Este foi o próximo destino para completar o tour pela cidade e conhecer o Casino do Hotel Conrad. O almoço foi no El Mercado, mistura de restaurante com mercadinho tendo várias opções de produtos diferentes (azeites, queijos etc). O restaurante ainda tem uma vista deslumbrante para a marina de Punta Del Este.

IMG_0719

Passamos a tarde na praia de Piriápolis e aproveitamos o sol até às 8:45. Jantamos em casa, mas por falta de água (em virtudes de fortes chuvas dois dias antes de chegarmos), optamos por ir para Montevideo onde dormimos no Best Western hotel (distância aproximada de 100km).

Endereço do restaurante El Mercado – Rambla del Puerto de Punta, calle 14 (vale a pena ir)

 

29/12- Em Montevideo vale visitar a Bouza Bodega boutique, muito linda e, especialmente, preparada para o turismo, de forma bem profissional (cerca de 20km do centro). Almoçamos lá mesmo e fomos para nosso hotel em Montevideo – NH Hotel. A tarde passeamos pelo centro histórico e pelo centro. Nessa noite, compartimos o jantar com meus amigos uruguaios que foram super gentis em nos acompanhar.

P1010494

30/12 – Após o café no hotel, fomos para Colonia do Sacramento. Viagem muito tranquila, feita por auto-estrada (180km). Fomos diretos para a Bodega Cerros de San Juan (a primeira bodega do Uruguai, tombada pelo património histórico). O lugar é lindo, em especial, o local onde se faz a degustação dos vinhos, que por sinal, são fantásticos (fica a cerca de 33km de Colonia).

P1010532

Hospedamo-nos no hotel Costa Colonia Boutique que é bem legal. O jantar foi no restaurante Charco, que é também um hotel. Comida muito boa e vista linda para o Rio da Plata. Passeamos um pouco pelo centro histórico e voltamos para o hotel.

IMG_0777IMG_0760

31/12 – CHUVA!!. Mas à tarde, o tempo clareou e ficamos no hotel a nadar e fazer massagem. Jantamos cedo, num restaurante razoável e voltamos ao hotel, para ver a v a virada de ano na orla do rio.

01/02 – Passamos o dia dirigindo de volta para o Brasil, sempre debaixo de chuva, por quilómetros e quilómetros de estradas desertas. Chegamos a Pelotas à noite, onde nos hospedamos no hotel M.tower e, jantamos na churrascaria Lobão.

02/02 – Destino Sapiranga, Gramado e Canela.

Resumo da viagem: Maravilhosa, bons vinhos, boa comida e povo super legal! Recomendo demais férias no Uruguai e de carro!

 

1 comentário para Uma semana no Uruguai!

  1. Kary Esmay comentou:

    I don’t commonly comment but I gotta say regards for the post on this amazing one : D.

    http://www.corburterilio.com/

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *