Porque recomendar acompanhamento nutricional para pacientes com câncer de mama?

January 26th, 2015 por

Conforme o nosso trabalho recentemente publicado na revista Nutrición Hospitalaria compartilhamos aqui, alguns resultados que justificam a pergunta acima e cuja resposta é óbvia 😀

No nosso estudo com pacientes com câncer de mama que iriam submeter-se a quimioterapia, a desnutrição foi diagnosticada pelo método de avaliação global subjetivo em 19,2% das pacientes, ressaltando que a doença avançada foi diretamente associada com esta condição. A desnutrição impacta negativamente ao longo do tratamento, podendo demandar diminuição de drogas quimioterápicas, o que certamente afeta o sucesso do tratamento como um todo.

Por outro lado, a síndrome metabólica (SM)- condição diretamente associada a eventos cardiovasculares e pior evolução da neoplasia de mama – foi diagnosticada em 43,7% ( n= 28). Houve associação entre status da menopausa e a SM (p<0,05). As mulheres na pós-menopausa apresentaram prevalência de 57,1% de SM e as mulheres no pré-menopausa 27,5%. Entre o grupo de pacientes com SM, a prevalência dos componentes alterados foi: 100% apresentaram circunferência da cintura aumentada, 85,7% das pacientes tinham hipertensão arterial, 73,1% colesterol HDL baixo, 69,2% glicemia de jejum elevada e 46,2% triglicerídeos elevados.

De sorte que ressaltamos a importância de acompanhamento nutricional durante o tratamento para o câncer de mama, o que poderá contribuir para minimizar as situações mencionadas. Assim, recomendamos a necessidade de procurar profissionais especializados de Nutrição.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *