Cenas do cotidiano, de novo….

September 21st, 2014 por

Cheguei à dura e triste conclusão que moro num país em que todo mundo anda a mentir!

Os argumentos em prol desta afirmativa são vários e, vou discuti-los a seguir, com enorme pesar.

Nas minhas andanças por este gigante que é o nosso país,  tenho o hábito de conversar com todos, desde aqueles que me levam para cima e para baixo, até os que me servem em restaurantes e hotéis ou que me ajudam em qualquer atividade. Como o tema atual é eleições, sempre faço a costumeira pergunta: e afinal quem vai ganhar?

As respostas imediatas e sem titubear são: ah, tá difícil, né! Tá tudo ruim dona, mas quem sabe a Marina, pois o PT nunca mais!

Então pergunto: mas vocês que sabem da Marina?

Resposta imediata: ela era vice do moço que morreu, coitado!

Ou seja, ao que tudo indica, as pessoas estão insatisfeitas e querem mudar. Só que para  isso, irão votar em alguém que estava com “o moço” que partiu e, então por compaixão, vote-se nela.

Meu coração dói! Mas a dor é maior, quando vejo e leio as pesquisas de opinião, e essas apontam constantemente que a liderança nas preferências do eleitor são para a atual presidente. É quando então me convenço que andam todos a  mentir, pois se não oiço de ninguém essa tendência, como pode?

Para piorar, ou melhor, para garantir minha opinião sobre a mentira, eis que surge o grave erro do IBGE na pesquisa da PNAD sobre índices sócioeconômicos, amplamente divulgado pela mídia. Um escândalo! Ministros são convocados e justificam o injustificável, ou seja, houve um erro!

Meu coração já atordoado de dor,  explode, pois o meu cérebro, que guardou algumas memórias recentes, desperta-me para algo muito grave. Há meses houve ameaça de greve no IBGE, seguida de tentativas abstratas para explicar que resultados de outras pesquisas seriam adiados para 2015, em virtude de uma série de problemas ocorridos, cujas  explicações lamentáveis já não me convenceram na época. Agora, um erro básico é cometido, por esse instituto renomado, que tem profissionais técnicos, teoricamente, apartidários no que fazem.  Ou será que o IBGE também foi corrompido pelo mal que assola a nação: o da total incompetência pública?

Talvez, o meu problema  para a primeira questão possa ser explicado pelo fato que ando a conversar com trabalhadores e não com bolsistas! (bolsa família, bolsa escola, bolsa voto etc etc).  E para o segundo tema, possivelmente, estou a elucubrar em demasia, ou seja, forço meu “Tico e Teco” para muito além das suas capacidades.

Iluminai-me! Ou me passem a vassoura da bruxa, que vou montar e fugir! Coitado do Gepeto certamente terá muito trabalho com os Pinóquios brasileiros!

 

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *