Cenas de um cotidiano!

September 16th, 2014 por

Paciente – O doutor pediu exames do meu coração para eu poder ser operado da próstata.

Eu – E então, sr. “X” já fez o exame?

Paciente – Ah sim, já fiz!

Eu – E o que o médico disse que tem?

Paciente – Voltei lá ao posto para mostrar, só que me disseram que apenas o ano que vem tem vaga para o médico ver o exame.

Eu – Hum….então traga lá o dito cujo que eu vou ver o que deu!

Eis, que me chega o dito exame, um ecocardiograma, com várias alterações, das quais a mais importante “grande trombo em ventrículo esquerdo”. Afe…que fazer agora?

Não sou cardiologista, não sou clínica, apenas uma cirurgiã, metida a entender um pouco de Medicina, o suficiente para saber que o tal “grande trombo” significa um grande COÁGULO, que pode soltar pequenos, médios e grandes fragmentos por aí causando um estrago bem grandinho.

Eis o problema: o Sistema pediu o exame, mas o sistema só tem vaga o ano que vem para que o mesmo seja interpretado pelo médico.

Estamos no mundo dos exames!

Pergunto-me: E o médico para interpretá-los e proceder com as condutas?

Bem, esse não precisa existir ao que parece.  Mas aí, aparece uma metida e vê o resultado e, agora?

O paciente quer ir para a terra dele, lá longe, longe, mas longe mesmo. Afinal, são quase três dias de viagem para ir e, depois, voltar o ano que vem.

Eticamente não posso permitir isto. Fico então com o problema na mão. Mas para sorte do paciente e  minha,  tenho amigos e,  lá vou eu atrás deles para resolver a falha do sistema! Ótimo, consigo parcialmente solucioná-lo. Fico feliz! Ligo a televisão e vou relaxar. Para que?

Para ver o clima de guerra correndo solto pelas ruas deste país (hoje, em São Paulo),  ouvir as propostas ridículas de alguns presidenciáveis (quero chorar de desespero) e por último, perceber que a censura está de volta a esta terra (a justiça do Ceará mandou tirar de circulação a revista Isto É).  Ah, e o IBOPE ainda me dá outra paulada….

Desisto ou insisto? Fui…..ou melhor, preciso ir!

1 comentário para Cenas de um cotidiano!

  1. eduardo leite velho comentou:

    É isso aí prima, continua assim!
    Beijao!

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *