Em tempos de Copa, cuidado com o que gente GRANDE diz!

June 29th, 2014 por

Estamos todos ligados na Copa, é verdade! Até mesmo aqueles que abominam futebol não conseguem alienar-se desta realidade. A mídia bombardeia-nos com informações sobre o momento, as conversas  giram em torno do tema e, para piorar, o trabalho nosso de cada dia é ajeitado em função dos jogos, principalmente quando nossa seleção canarinha é a dona do show. Que para falar verdade, até agora ainda não encantou, salvem-se as atuações individuais de alguns génios de bola! Assim, este é o ótimo momento para se influenciar o público leigo, ou seja, o povão (aí, eu me incluo)!

Infelizmente, até o momento, as influências não têm sido das melhores: jogo inaugural, a nossa Presidente foi vaiada mas de forma chula, exemplo ignóbil de hostilidade a uma pessoa que ocupa tão alto cargo, independentemente do “DESGOVERNO” que nos tem brindado; ainda nessa mesma partida a “lei de Gerson” entrou de novo em ação com um pênalti forjado por um dos nossos atacantes; não bastasse, nossa supostamente educada torcida literalmente vaia o hino nacional do Chile na partida das oitavas (em terras de Inconfidentes, tão éticos com a honra Brasilis, certamente isso os fez dar reviravoltas nos túmulos); e para piorar, teve jogador (ainda bem que esse não era nosso) que mordeu o ombro do adversário e depois, justificou o inexplicável em tempos modernos, em que somos todos vigiados por mil e uma câmeras, que apenas caiu com os dentes sobre o colega de profissão,  o que lhe teria causado “dor de dentes” (pois é, a ditadora FIFA nessa acertou! Mandou-o para casa  assistir o resto da Copa). Aí vieram uns e outros a dizer que foi demais a punição, que  agressões não vistas ou vistas, não tiveram a mesma repercussão e que o resultado era tudo culpa da mídia. Tá aí, vamos encontrar na mídia as explicações por todas as mazelas do mundo! Meu querido amigo Gilberto C vai-me matar….mas ele sabe que não é isso que eu penso!

Indubitavelmente, a mídia tem um poder de penetração enorme e, pode ser usada para o bem e para o mal. Depende de como e de quem a usa! Por outro lado, quem a usa com boas intenções precisa acautelar-se com o que diz, pois isso repercutirá sobre o Povo. Por isso, a razão deste post: cuidado com o que gente GRANDE diz!

Um dos colegas de profissão que ajuda a cuidar da seleção afirmou que os jogadores, expostos a tantas variações de temperatura (Nordeste acima de 30 graus, Granja Cumari – Teresópolis, em torno dos 10 graus em alguns dias) têm sido tratados com suplementação de vitaminas para evitar gripes. Ai, ai… meus ouvidos doeram e, muito. Explico:

As vitaminas são essenciais para a nossa vida, tanto que deficiências  causam efeitos deletérios graves, colocando em risco a vida do ser humano. No entanto, o debate sobre o papel preventivo, em especial da vitamina C, em  estados gripais (enfermidades associadas a infecção por vírus) existe há mais de setenta anos, sem, até o momento, qualquer evidência a favor. É bem verdade, que  infecções por vírus (elementos bem oportunistas, tal qual muita gente se tem aproveitado da COPA para “cavar” seu momento de ouro) se instalam em organismos debilitados. Neste caso, o esforço exaustivo de esportistas de alto rendimento (por exemplo, nossos jogadores da COPA) se enquadraria como um fator de risco.  Contudo, boa nutrição e mente sana certamente são muito mais eficientes e menos onerosos que as tais vitaminas.  Só que o isso não gera “royalties”!

Se alguém quiser mais informações sobre o tema “vitaminas e gripes” e,  não tiver tanto tempo para pesquisar em fontes menos manipuladas (hoje, afinal, tudo é possível) vale a pena ler a revisão da Cochrane de 2013 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23440782

É,  este mundo é mesmo liderado por cifrões! Mas sempre foi, logo, resta-me ir atrás dos meus! Onde mesmo??? Lá na Universidade…..kkkkk,  tentei jogar um pouco de sonho na minha singela ingenuidade!!!

Até o próximo momento de ouro, do outro, claro!

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *