Calda de jabuticaba com balsâmico

September 27th, 2015 por

Lembram-se desta foto, do meu jantar de Sexta?IMG_3824

Pois é, nada mais é que um sorvete de creme comum, com uma calda meio exótica…eh, eh!

Todos, em geral, deveriam ter em casa um sorvetinho, para em circunstâncias similares às minhas, poderem criar algo rápido. Então vamos lá à calda quente de jabuticaba, que estava guardadinha no freezer deste a última estação.

CALDA QUENTE DE JABUTICABA (tempo de preparo 10 minutinhos)

Ingredientes

2  conchas cheias de concentrado de polpa descongelado (eu tinha congelado a polpa depois de ter dado uma breve fervura e, por acaso já a tinha descongelado. Mas podia ser adicionada ainda congelada)

Açúcar mascavo – 2 colheres de sopa

Laranja – 1 unidade – fazer suco

Aceto balsâmico com gosto de laranja (tem no Verdemar de vários outros sabores, inclusive) – 2 colheres de sopa rasas

Opcional (que eu usei) – castanhas de cajú em farelo (dez unidades)

Modo de preparo

Levar ao fogo o açúcar com 1 colher de sopa de suco de laranja. Deixar caramelizar o açúcar. Quando no ponto, adicionar as jabuticabas e ir mexendo, agora em fogo baixo, até dissolver o açúcar que cristalizou, com certeza ao adicionar-se a jabuticaba. Adicionar o resto da laranja. Deixar engrossar. Se necessário acrescente um pouco de amido de milho (Maizena®) diluída (eu acrescentei uma colher de chá, pois não quis ficar à espera que engrossasse, já que queríamos comer logo e ir dormir….afinal, a barriga já estava “cheia” de Camarão e Champanhe). Por último, acrescente o Aceto, sirva quente sobre o sorvete, com farelo de cajú Et viola!!!

Deixe um comentário

Camarão “Márcio Kierulff”

September 26th, 2015 por

A receita de hoje foi criada com o apoio moral e físico do meu amigo Márcio Kierulff, logo nada mais justo que dar-lhe o nome. Então vamos lá, estávamos reunidos para planear o jantar de aniversário dele, a tomar um champanhe[…]
Leia o post completo…

Deixe um comentário

Mais uma vez, silêncio…..

September 12th, 2015 por

Depois de longo silêncio, mais de um mês sem escrever, voltei!!! Porque tenho ficado ausente? Viagens e mais viagens, com mil e uma conferências para apresentar, além do meu já atribulado dia a dia. Pronto, justificativas feitas, hoje volto com[…]
Leia o post completo…

2 Comentários