Surpresa de goiabada!

November 30th, 2014 por

A receita de hoje nasceu da necessidade de fazer a sobremesa para o almoço e, descobrir que os ingredientes que necessitava, simplesmente não existiam. Isso, às 7 horas da manhã, quando o almoço seria às 13horas. Restou-me, então, procurar o que existia na despensa. Eis que nasce a “surpresa de goiabada” que a apresento a seguir.

Porções – 10

Ingredientes

250g de creme de goiabada cascão (pode ser em barra. No caso, tem que se usar mais água)

1/2 pacote de biscoitos Champanhe

300mL de creme de leite fresco

100g de nozes

raspas de meia laranja

10g de gengibre

100mL de Conhaque Dreher

1/4 de fava de baunilha

100g de nozes trituradas e misturadas com a “farofa” de dois biscoitos champanhe

água – suficiente para deixar a goiabada bem cremosa

Como fazer

Diluir a goiabada (mesmo a cremosa) com água, até ficar no ponto de creme (pastoso médio), adicionar as raspas da laranja e o gengibre também ralado. Reservar.

Bater o creme de leite fresco até quase ponto de chantilly e adicionar a raspa da fava de baunilha. Reservar.

Quebrar os biscoitos Champanhe em pedaços de cerca de 1,5cm a 2,0cm, molhá-los no conhaque, sem que fiquem muito amolecidos.

Montar o copinho de sobremesa (ver foto) em camadas, iniciando com uma camada de biscoitos, seguida por uma de goiabada, outra de creme de leite, novamente, biscoitos, goiabada e creme de leite. Ao terminar coloque a “farofa do biscoito com as nozes”. Enfeite com uma folhinha de hortelã.

Leva à geladeira, por pelo menos cinco horas.

Agora é só esperar os convidados e, apreciar. Posso dizer, que no dia seguinte, gostei ainda mais da sobremesa, pois os sabores estavam realçados.

Surpresa de goiabada

Deixe um comentário

Veludo de pêssegos e manga!

November 18th, 2014 por

Nestes dias quentes, nada como matar a sede,  garantir o aporte de fibras, vitaminas,  minerais e, claro, também de energia: veludo de pêssegos e manga! Porquê veludo? Ora, porque fica exatamente uma bebida com consistência aveludada, muito refrescante e super[…]
Leia o post completo…

Deixe um comentário

Heroína por alguns minutos, mas sem justa causa, a meu ver! Contudo, obrigada por me lembrarem que sou médica!

November 17th, 2014 por

Obrigada por lembrarem-me  que sou médica! “Aplausos, aplausos, aplausos! Ela foi a nossa heroína!” Ecoam as palmas, os parabéns e os agradecimentos! Agradeço! A cena toda é muito engraçada, pois afinal o cenário é a porta de um avião da[…]
Leia o post completo…

Deixe um comentário

Fresquinho e super saudável….. “Veludo de frutas”

November 3rd, 2014 por

Eu prometi que hoje o blog seria “Nutricional”. Chega, por enquanto, de “posts” provocativos e/ou políticos, ainda que esses temas estejam a fluir intensamente dentro de mim, por todo o simbolismo e representatividade do momento e do “olhar” para o amanhã! Ontem,[…]
Leia o post completo…

Deixe um comentário